Câmara aprova descontos para IPTU 2026
Os vereadores de Pedro Leopoldo aprovaram uma série de descontos relativos ao IPTU 2026. O Projeto de Lei 87/2025 foi votado na tarde desta sexta-feira (29), durante a 8ª Reunião Extraordinária do Legislativo.
Leia mais: Vereador solicita estudo para ampliar cemitério e garantir dignidade nos sepultamentos
Assim, os munícipes poderão ter descontos no exercício de 2026 do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Terá direito a 20% de desconto o munícipe que optar pelo pagamento à vista, em parcela única, até 10 de abril de 2026. Para conseguir esse desconto, é preciso que o imóvel esteja em situação fiscal regular, sem débitos anteriores, e que o contribuinte opte por não receber a guia de IPTU impressa.
Já o desconto de 15% será concedido para pagamento à vista, em parcela única, com situação fiscal regular, porém com a opção de receber a guia impressa.
Também será possível obter 10% de desconto no pagamento à vista até 10 de abril, para imóveis com situação fiscal irregular. Para ter acesso a esse desconto, o munícipe deverá abrir mão de receber a guia impressa do IPTU.
Haverá ainda 5% de desconto para imóveis nas mesmas condições citadas acima, mas com a opção de receber a guia impressa.
Além disso, será possível parcelar o IPTU de duas até nove vezes. Contudo, nesse caso, não haverá desconto.
Siga a Câmara Municipal no Facebook e Instagram!