Câmara e prefeitura promovem Audiência Pública e destacam sucesso da sessão

por adm — publicado 15/11/2019 00h00, última modificação 16/01/2021 13h05

Em parceria do Presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Paulinho da Farmácia, com a Prefeitura, foi realizada, na noite dessa terça-feira, no auditório do Lanagro, a Audiência Pública da Petrocity. O objetivo da sessão era apresentar ao público e empresários o projeto de ferrovia ligando São Mateus-ES a Sete Lagoas-MG, passando por Pedro Leopoldo e, além disso, também mostrar o potencial do nosso município a José Roberto, Presidente da Petrocity Portos.

A sessão teve início pouco depois das 19h e reuniu empresários e políticos da região. A solenidade teve apoio da Granbel, AMM, OAB, ACMinas, AVNorte, BHAairport que acreditaram desde o primeiro minuto no pensamento de Paulinho da Farmácia.

O objetivo do Presidente da Câmara é ter em Pedro Leopoldo uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Carga (UTAC), algo que geraria vários empregos e prosperidade para o município. No projeto geral da Petrocity, a expectativa é de ter R$ 14 bilhões de investimentos, com verba 100% privada, com projeção de iniciar a funcionar em 2030.

O Presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Paulinho da Farmácia, ressaltou a importância da Audiência Pública e comemorou o resultado com o auditório do Lanagro lotado.

“Esse momento acho que é de glória para Pedro Leopoldo, para a Câmara, para a administração local. Conseguimos realizar a Audiência com quase 400 pessoas, empresários, divulgadores, associações, populares, foi uma audiência com perguntas básicas e foram respondidas. O José Roberto explicou tudo muito bem e encantou todos que estiveram aqui. A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo e os vereadores precisam disso, precisam de estimulo, precisam que a cidade consiga enxergar a administração do legislativo de outra forma, a gente está atento aos acontecimentos, foi uma noite memorável no Lanagro. Estou bem satisfeito, todos que participaram também”.

O Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, argumentou que a Petrocity abre para a nossa cidade a probabilidade de ligação com o mundo e uma maneira de ampliar as possibilidades para o município. “Com certeza é muito importante, estamos buscando investimentos para a cidade. Nossa vocação cimenteira, sempre confiamos nela, mas com a crise a situação ficou complicada. Mas com a possibilidade de uma linha férrea vai ligar Pedro Leopoldo ao mundo eu vi uma grande possibilidade de levar Pedro Leopoldo para ter os investimentos na UTAC, o porto seco. Isso poderá ser construído na nossa cidade, vai beneficiar nossas empresas”, concluiu.

O Presidente da Petrocity, José Roberto, se mostrou animado com a Audiência Pública e falou os próximos passos para a sequência da linha férrea. “Fui muito bem recepcionado. A Petrocity vem aqui pela segunda vez conversar com prefeito e presidente da Câmara. Temos trabalho de 2020 a 2023 que é justamente envolver municípios no debate, definir o traçado, estamos negociando com o governo federal. Saio de Pedro Leopoldo muito mais empolgado do que cheguei. Pode onde passamos a receptividade tem sido grande, todo mundo entende que a estrada de ferro tem importância grande para todos, para empresa Petrocity, para sociedade local, para municípios, mas acima de tudo, para os cidadãos. Ganha todo mundo, municípios, estados e Brasil”, destacou.

Sobre a possibilidade de uma UTAC em Pedro Leopoldo, o presidente da Petrocity Portos que as partes conversam e pensa em aproximar municípios para dividir UTACs.

“Eu pedi ao prefeito para debater isso. Vai colocar isso por escrito. Vai ter uma comissão, achei interessante, envolver a sociedade, vamos participar do debate, por que não tentar aproximar os municípios? Por que não fazer uma unidade de Porto Seco próximo ao limite dos dois municípios”, acrescentou.

O Presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Paulinho da Farmácia, convidou vários políticos e empresários para participarem da Audiência Pública da Petrocity. Diretor da AVNorte, Astrid Dias, parabenizou o legislativo pelo trabalho e acredita que o empreendimento vai trazer ampliação econômica para a região.

“Queria parabenizar a cidade de Pedro Leopoldo, o prefeito o Presidente da Câmara Paulinho, é um evento de tamanha importância, sendo realizado este sonho não vai acrescentar somente a região, mas um grande desenvolvimento para toda Minas Gerais. Nós temos certeza que hoje através dos modais aéreo e ferroviário nós teremos uma grande oportunidade logística de escoar toda produção desta região do estado com maior facilidade. Espero, sinceramente, nós da AVNorte teremos muito prazer em estar presentes atuando de forma contundente para que isso seja realizado”, destacou.

Carlos Alberto Portela, da Fundação Dr. Pedro Leopoldo, falou do potencial do projeto. “Eu vejo o projeto, acredito como todos, a grandiosidade dele. É um projeto robusto, não vem competir com os modais logísticos já existentes, mas a agregar. Nós temos modal logístico no aeroporto que tem modal determinada natureza de carga. Esse modal vai incrementar ainda o rodoviário. Eu estava brincando com amigos dizendo o seguinte: ‘estamos aproximando do mar o novo modal que não temos’”, finalizou.