Campanha Setembro Amarelo - A vida é a melhor escolha

por ComunicaçãoPL publicado 09/09/2022 16h37, última modificação 09/09/2022 16h37
Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo e a CMPL apoia esta campanha.

O dia 10 de setembro foi definido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas essa luta deve ocorrer durante todo o ano. Atualmente, o setembro Amarelo é a maior campanha ante estigma do mundo e em 2022, o lema definido foi “A vida é a melhor escolha! ” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas em todo o país.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e os dados da OMS apontam, que em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, dessa forma, estima-se mais de 1 milhões de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, um número bastante significativo e por isso, essa campanha deve continuar a acontecer, também como forma de conscientização, que pode nos ensinar, não somente como identificar, como também saber formas de ajudar, sendo a principal solução, o encaminhamento a um médico psiquiatra.

Essas pessoas que decidem terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema, que muitas vezes são causados por distúrbios químicos que podem ser resolvidos com medicação adequada.

Sabe-se que praticamente que 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Por isso a importância que a Câmara Municipal dá a essa campanha e faz questão de não somente apoia-la como também de dar destaque a essa. A vida é a melhor escolha!