CMPL: Mais que uma Casa Legislativa, um Centro de Serviços para a Comunidade

por ComunicaçãoPL publicado 19/09/2023 12h14, última modificação 19/09/2023 12h14
A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo vai além do seu papel legislativo e se destaca por oferecer à população uma gama de serviços e atendimentos, visando facilitar a vida dos cidadãos e promover o bem-estar social.

Localizada na Rua Dr. Cristiano Otoni, 555, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo é um ponto central na comunidade, sendo um espaço onde os cidadãos podem não apenas participar da vida política local, mas também acessar uma série de serviços fundamentais para o dia a dia.

No bairro São José, onde antes funcionava o Sesi, está o Prédio do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), um verdadeiro centro de serviços consolidado no município. Esse espaço abriga não apenas a estrutura da Câmara Municipal, mas também importantes órgãos de suporte e auxílio à população.

Serviços oferecidos no CAC:

- PROCON Câmara: Um espaço dedicado à proteção e defesa do consumidor, visando solucionar conflitos e promover relações mais justas entre consumidores e fornecedores.

- Escola do Legislativo: Fomenta a educação cívica, promovendo cursos e palestras sobre processos legislativos, cidadania e participação popular.

- CEJUS (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania): Oferece mediação e conciliação de conflitos, buscando alternativas pacíficas para questões jurídicas.

Outros serviços disponíveis:

- Setor de Achados e Perdidos: Localizado na rodoviária municipal, guichê três, é um local para busca e devolução de objetos perdidos.

- Emissão de Certidões e Guias online: Facilitando processos burocráticos para os cidadãos.

- Atestado de Antecedentes Criminais: Importante para diversos trâmites legais.

- Contato com CEMIG / COPASA: Facilita a comunicação com serviços essenciais.

- Emissão de Carteira de Identidade: Com todo suporte necessário para obtenção e segunda via.

- Currículos: Auxiliando na elaboração deste documento que é a porta de entrada para a busca de oportunidades de emprego.

- Internet Popular: Garantindo o acesso à informação para todos.

Além desses serviços já em funcionamento, em breve o local contará com uma unidade do UAI (Unidade de Atendimento Integrado) e um Centro de Acolhimento às vítimas de violência doméstica, em parceria com a polícia civil, ampliando a gama de suporte e apoio oferecido à comunidade local.

A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo reafirma seu compromisso não apenas com a legislação, mas com o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos, promovendo um espaço que vai além da política e se torna um verdadeiro centro de cidadania e serviços.