Criação de um "Porto Seco" no município é pauta de reunião na CMPL

por ComunicaçãoPL publicado 26/08/2022 15h30, última modificação 29/08/2022 20h21

Nesta sexta-feira, dia 26 de Agosto, aconteceu na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, a nona reunião extraordinária da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Promovida em parceria com o legislativo do município, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Baixinho da Garagem.

Esta audiência tinha como objetivo debater sobre a implantação de um terminal logístico no município de Pedro Leopoldo, atendendo solicitação da comissão extraordinária “Pro-Ferroviárias Mineiras”. Esse projeto traria como benefícios a incrementarão do tráfego de cargas do aeroporto de Confins e a criação de um “Porto Seco” no nosso município, o que favoreceria não somente a economia da nossa cidade, como também de todo o Estado.

Um Terminal Intermodal de Integração (Porto Seco) seria de grande valia para a nossa região, posto que permitiria o recebimento de importações mineiras pelo terminal de cargas do aeroporto de Confins, importações tais que hoje são recebidas nos aeroportos de São Paulo. Simplificando, essa alteração logística faria com que os produtos mineiros fossem comercializados com preços mais baixos, o que os tornaria mais acessíveis e atrativos no ponto de vista econômico.

Nesta reunião foram debatidos os principais pontos que tornariam possível esse feito, tanto do ponto de vista econômico, como também tratando das questões ambientais.

Participaram desta reunião representantes do Executivo e do Legislativo e o assessor da Superintendência de Transporte Ferroviário da Secretária do Estado de Infraestrutura e Mobilidade, o coordenador do setor de Mobilidade do BH Airport, o gerente de Negócios da InvestMinas, o presidente da Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo, o diretor de Planejamento Metropolitano da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além dos representantes da VLI, que é a empresa concessionária da linha férrea do município.