Louro indica gratificação para profissionais da saúde: "São nossos soldados"

por adm — publicado 20/05/2020 00h00, última modificação 16/01/2021 17h11

Com a grave crise mundial causada pelo Covid-19, os profissionais da área da saúde tem sido cada vez mais reconhecidos pelos seus esforços junto a população. Enquanto o período de isolamento permanece em vários pontos do país, são esses trabalhadores do serviço essencial que saem e lutam na linha de frente contra a doença. Pensando nisso, o vereador Geraldo Louro indicou ao prefeito uma gratificação.

"Indica verificar a possibilidade de pagar gratificação de 40% de adicional de insalubridade aos servidores que estão na linha de frente no combate ao COVID-19: técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas e da administração", diz o texto da indicação 116/2020.

Em sua palavra livre, na 9ª Reunião Ordinária, na última segunda-feira (18), o parlamentar explicou o pedido ao executivo e ressaltou que já conversou com o prefeito Cristiano Marião sobre o tema.

"A respeito dos guerreiros da área da saúde. Temos uma guerra no mundo. Já conversei com Marião a respeito, para dar uma gratificação a todos da área da saúde. Contribuir com esses servidores porque eles são nossos soldados, é o nosso exército. Eles saem para as ruas, tem filhos, tem netos, pai e mãe, isso afeta o psicológico, e eles estão lutando de frente. É em qualquer hora, sem saber o que pode acontecer com eles. Peço que avaliem com carinho", concluiu.

Nas últimas 24 horas, considerando a manhã de terça (19) até a manhã desta quarta-feira (20), Minas Gerais teve 10 mortes causadas pelo Novo Coronavírus. O total de mineiros que faleceram com diagnóstico da doença é de 177 só em Minas Gerais. São ainda 5.286 casos confirmados.

No Brasil, a doença já matou 17.971 pessoas. Nas últimas 24 horas foram 1.179 óbitos, com média de um a cada 73 segundos. Segundo dados do Ministério da Saúde, 106.794 cidadãos já se recuperaram da doença.

O Ministério da Saúde divulgou, nessa terça-feira, que profissionais do SUS terão apoio psicológico.