Parlamento Jovem Minas: Juventude Engajada na Dinâmica Legislativa

por ComunicaçãoPL publicado 19/09/2023 13h46, última modificação 19/09/2023 13h46

Acontece nesta semana a aguardada etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas, um evento que proporciona aos estudantes do ensino médio uma oportunidade única de se envolverem ativamente no cenário político. O tema em destaque para esta edição é "Jovem e Mercado de Trabalho", trazendo à tona questões essenciais para a juventude.

Os encontros, marcados para os dias 20, 21 e 22 de setembro, serão sediados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No primeiro dia, quarta-feira (20), os jovens participarão de atividades de integração e receberão informações cruciais sobre o funcionamento da etapa estadual, oferecendo uma imersão na dinâmica legislativa.

No dia subsequente (21), os estudantes mergulharão em grupos de trabalho para discutirem amplamente o tema proposto para a atual edição. Além disso, será o momento de eleger o tema que norteará o próximo ano, apresentando opções cruciais: "Melhorias no Ensino Escolar", "Sexualidade na Juventude" e "Cultura e Juventude".

Na quinta-feira, os participantes terão a oportunidade de se encontrar com coordenadores regionais e municipais, compartilhando boas práticas e experiências adquiridas nas etapas anteriores, bem como avaliando os trabalhos realizados ao longo do ano. O encerramento desta etapa está agendado para a sexta-feira (22), com a tão aguardada foto oficial dos integrantes do PJ Minas 2023 e a realização da Plenária Estadual. O documento final, aprovado pelos estudantes, será encaminhado à Casa por meio da Comissão de Participação Popular, representando a voz da juventude.

Para os municípios interessados em participar do Parlamento Jovem de Minas 2024, as inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, através do formulário eletrônico disponível no portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Destaca-se que essa oportunidade é voltada especialmente para câmaras municipais novatas, que poderão indicar até dois representantes para este enriquecedor programa.

O Parlamento Jovem Minas é uma iniciativa da Assembleia, promovida por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o valioso apoio da PUC Minas. Com o foco voltado para os estudantes do ensino médio, o programa busca oferecer uma visão ampla e prática dos instrumentos de participação popular no Parlamento e da organização dos Poderes, com especial atenção ao Legislativo.

Para mais informações sobre o Parlamento Jovem Minas e o impacto que esse programa tem na juventude, acesse a página oficial do PJ Minas. Este é um convite para os jovens se envolverem ativamente, compreendendo e participando do processo democrático em nossa sociedade.