Vereadores aprovam lei para Cinoterapia Educativa em Pedro Leopoldo
Os vereadores aprovaram, por 11 votos, o Projeto de Lei 49/2025, que "Dispõe sobre a Cinoterapia Educativa no Município de Pedro Leopoldo, destinado à promoção da educação para o trânsito, inclusão social e aproximação comunitária, por meio da utilização de cães treinados pelo guarda Civil Municipal e dá outras providências".
Leia mais: Projeto "Casa da Mãe Atípica" quer transformar cuidado e acolhimento em Pedro Leopoldo
A votação ocorreu durante a 23ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, realizada na noite dessa segunda-feira (4), no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU.
Com a aprovação, fica instituído agora o "Projeto Cinoterapia Educativa", com o objetivo de conscientizar sobre segurança no trânsito, inclusão social e fortalecimento da ligação entre a Guarda Civil Municipal e a comunidade. Além disso, o projeto será voltado inicialmente para alunos da rede pública municipal e estadual, além de pessoas com deficiência atendidas pela APAE e a futura "Casa do Autista".
Também estão previstas palestras educativas sobre segurança no trânsito e apresentações com cães treinados pela guarda. Serão realizadas ainda dinâmicas lúdicas e atividades adaptadas para o público com deficiência.
O vereador Fred Piau ressaltou a importância do projeto em Pedro Leopoldo.
"A proposta nasce da observação de boas práticas adotadas em outras cidades brasileiras, onde a cinoterapia tem sido utilizada com êxito em ambientes escolares, centros de atendimento especializado e ações comunitárias. A terapia assistida por animais, especialmente cães, tem reconhecido respaldo técnico e científico em áreas como a educação, a psicologia, a neurodiversidade (incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA), a saúde mental e a reabilitação social. Este projeto está em consonância com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, inclusão social, cidadania e educação para a vida em sociedade, valores estes que devem orientar as políticas públicas municipais", finalizou.
Siga a Câmara Municipal no Facebook e Instagram!